Que tal saber mais um pouco sobre o sistema de riquezas de vários RPGs atuais? Então senta que eu já trago uma caneca de cerveja pra acompanhar a leitura!

Moedas, as riquezas nossas de todo dia!

dinheiro moedas riquezas

 

Pra iniciar, pra quem ainda não sabia existem cinco tipos de moedas existentes no mundo de D&D, são elas PC, PP, PO, PL e DA.

Tanto os mercadores quanto os aventureiros usam as Peças de Ouro (PO) como riqueza padrão para a maioria das transações.

Já as pessoas comuns como cidadãos e camponeses costumam utilizam com mais frequência as Peças de Prata (PP) e de Cobre (PC) como seu dinheiro de todos os dias, em suas compras corriqueiras. Uma Peça de Ouro vale 10 Peças de Prata; e uma Peça de Prata vale 10 Peças de Cobre.

Além disso, muitos dos impérios ancestrais também cunhavam moedas de platina, e os mercadores ainda aceitam, embora a grande maioria jamais as tenha visto dada sua dificuldade em encontrar. Elas são mais comuns em tesouros antigos. Uma Peça de Platina (PL) vale 100 Peças de Ouro (PO), então isso realmente torna seu apego igual a uma gorda bolsa de moedas de ouro!

Uma moeda tem em cerca de 2,5 de diâmetro e pesa em torno de 10g (100 moedas pesam 1 quilo).

As belas e caras gemas preciosas!

dinheiro gemas riquezas

As joias e pedras preciosas constituem uma forma de riqueza mais portátil, preferida pelos aventureiros. Entre os plebeus, ”riqueza portátil” geralmente significa gado (uma vaca é trocada por cerca de 10 PO nos mercados).
Diamantes Astrais: Nos reinos fantásticos além do mundo natural – na Cidade  de Latão do Caos Elemental, na Cidade Reluzente no Mar Astral, e na cidade Sigil e em mercados similares – o Diamante Astral (DA) é utilizado como moeda para transações envolvendo valores inconcebíveis. Um Diamante Astral, vale 100 Peças de Platina ou 10.000 Peças de Ouro.

Um Diamante Astral pesa um décimo de uma moeda (1.000 Diamantes Astrais valem 1 quilo.)

Todo novo personagem começa com em média de 10 PP a 30 PO.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *